terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Preparação de Movimento


Preparação de movimento, como o termo sugere, prepara o corpo para o movimento. É uma série de movimentos dinâmicos e inovadores, que aumentam a temperatura da região do core, prepara o sistema nervoso para a atividade física e fortalece seu corpo.






COMO FUNCIONA A PREPARAÇÃO DE MOVIMENTO.

Ao contrário do aquecimento tradicional, a preparação do movimento realmente faz você mais forte e ajuda a gerar ganhos na flexibilidade a longo prazo. Você alongará ativamente seus músculos dentro de uma série de movimentos, que podem melhorar a mobilidade, equilíbrio e estabilidade. Pense nisso como um aquecimento com propósito.

Você vai fazer de 5 a 10 repetições de cada exercício em sua rotina de preparação de movimento. Não sentirá apenas como se fosse parte do seu treino (ao contrário do seu precursor tradicional e chato), num primeiro momento pode parecer como um treino propriamente dito.

Não se preocupe: Seu corpo rapidamente ganhará condição própria para os exercícios, e quando estiver pronto, você vai se sentir aquecido e não desgastado. E estará melhor preparado para o que se segue, se é um treino, um jogo ou simplesmente ações da vida cotidiana.

BENEFÍCIOS DA PREPARAÇÃO DE MOVIMENTO

A preparação de movimento ajuda a direcionar tanto fisicamente como mentalmente para o treino. Ela aumenta a frequência cardíaca, temperatura corporal e o fluxo sanguíneo para os músculos de trabalho. Outro beneficio: Quase todo mundo, incluindo atletas profissionais, tem pelo menos um grupo muscular que é completamente negligenciado. Isso pode causar compensações em outras partes do corpo, que podem acabar em lesões.

Um exemplo disso seria os pequenos músculos dos quadris, o glúteo médio, que se não for ativado irá levar a  problemas lombares, dor no joelho e lesão na virilha. É como se alguém apertasse o disjuntor, cortando a energia para estes pequenos músculos. Com a preparação de movimento leva apenas um ou dois dias para reativar essas áreas inativas. Esses exercícios, que não requerem nenhum equipamento, habilitam o seu corpo para recordar aqueles movimentos que talvez não tenham sido utilizados desde a infância.

Ao fortalecer os músculos desta nova gama de movimentos, você estabiliza os minúsculos músculos em torno de suas articulações, que ajudam a manter-las juntas. Isto ajuda a manter a postura e diminuir o potencial de lesão.

UM DESPERTAR PARA MÚSCULOS ADORMECIDOS.

Passamos a maior parte do tempo sentado sobre nosso bumbum (glúteos), fazendo com que os músculos antagonistas, flexores do quadril, fiquem tenso e inativos. A relação neuromuscular desses grupos musculares opostos é conhecida como inibição recíproca, que é uma maneira elegante de dizer que quando um grupo muscular se contrai o outro relaxa. A preparação de movimento é a inibição recíproca no trabalho.

Sua rotina de preparação de movimento acorda esses músculos não apenas para o treino. Eles vão permanecer ligados durante o resto do dia.

Veja por que é importante: Vamos dizer que você está andando num dia de inverno, e seu pé desliza sobre o gelo. Como para seu corpo reagir ao deslizar pelo gelo depende da sua propriocepção, o sistema de sensores de pressão nas articulações, músculos e tendões utilizado pelo corpo para manter o equilíbrio. A preparação de movimento na passagem dos pequenos músculos do seu corpo, também sintoniza o seu sentido de propriocepção.
Ela prepara seu corpo para o movimento caótico aleatório através da sintonia fina de nervos e mecanismos de feedback.

MELHOR DO QUE O ANTIGO ALONGAMENTO

Há um enorme valor no tradicional alongar e segurar, ou alongamento estático se executado corretamente e depois do treino. No entanto rotinas de alongamento estático realizadas antes do exercício podem aumentar a flexibilidade apenas por um curto período de tempo. Há poucas evidências científicas de que tais rotinas consigam melhorar o desempenho, reduzir a dor muscular de inicio tardio ou evitar lesões.

A diferença entre o alongamento estático tradicional e a preparação de movimento é que o objetivo do primeiro é relaxar os músculos, para que você possa ficar numa posição alongada e segurá-la. Na preparação de movimento você vai contrair os músculos, o que significa que você estará ativando-os, contraindo-os.
Isso melhora a longo prazo a mobilidade e flexibilidade dos músculos. Ao invés de estica-los e voltar como é o caso do alongamento tradicional, a preparação de movimento ajuda a lembrar dos arcos de movimento.

Só em fazer a preparação do movimento seu corpo pode ficar mais forte e mais estável e também pode aumentar a velocidade e a potência. Faça isto antes de cada sessão de treinamento e alongamento estático após o treino.



Fonte: coreperformance.com


Referência:
Verstegen, Mark, and Pete Williams. Core Performance: The Revolutionary Workout Program to Transform Your Body and Your Life. Pennsylvania: Rodale Press, 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário