segunda-feira, 14 de março de 2011

Emagrecimento: Exercícios aeróbios ou resistios?


Qual exercício emagrece mais, os aeróbios ou os resistidos?
Esta pergunta é feita freqüentemente para nós profissionais de Educação Física, e o intuito aqui é tentar esclarecer esta dúvida existente em muitas pessoas que buscam uma boa estética e melhor qualidade de vida.
Durante o exercício aeróbio a gordura é o substrato energético que predomina para o fornecimento de energia, talvez por isso ate bem pouco tempo atrás era o único exercício recomendado para quem desejava emagrecer.
Os exercícios resistidos utilizam predominantemente o glicogênio para o fornecimento de energia, e para a reposição desse glicogênio é utilizado o carboidrato dos alimentos, esse carboidrato não fornece energia para o metabolismo basal, sendo utilizado o tecido adiposo para fornecer energia.
Na verdade não existe um exercício que faça emagrecer mais do que o outro, o que vai realmente promover o emagrecimento será o gasto calórico total. Quem quer emagrecer tem que provocar um balanço energético negativo, ou seja, gastar mais calorias do que ingeriu.
A utilização dos dois métodos para o alcance desse objetivo irá resultar num gasto calórico muito maior ao final do dia.
Alem do exercício físico um acompanhamento nutricional irá ajudar muito para o alcance do objetivo final.

        Paulo Lima
Assessoria Esportiva
Fonte: Prof. Luciano Meireles de Pontes.
Dr. Jose Maria Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário