segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Envelhecimento!

A ciência nos mostra que após os 30 anos de vida uma pessoa perde 1% de sua força por ano ate os 60 anos, consequentemente também perde massa muscular. À medida que a idade avança essa perda de força muscular também se torna crescente, entre os 60 e 70 anos perde–se 15% de força, e dai em diante perde-se 30% de força a cada década de vida. Percebe-se aqui que o individuo vai perdendo força ao longo da vida o que ira dificultar suas atividades de vida diária como subir escada, levantar-se da cama e poltrona, caminhar, tomar banho e varias outras atividades. Outro problema também é que o envelhecimento sempre vem acompanhado de alguma patologia crônico-degenerativa debilitando cada vez mais o individuo.
 A única maneira de se reverter este processo é fazer com que essa pessoa pratique exercício físico ou ate mesmo uma modalidade esportiva, desde que tudo esteja perfeitamente adequado as suas necessidades e limitações.
 O treinamento com peso é um exercício físico que irá auxiliar na redução desse problema, este método irá aumentar a massa corporal magra e suas fibras de contração. Neste caso o objetivo é recuperar tanto a força quanto a massa magra perdida com o passar dos anos, manter e ate mesmo aumenta-la para que o indivíduo volte a realizar suas atividades diárias, e com isso conservar uma composição corporal saudável.


Referência:
Alves, R.V et al.Aptidão física relacionada à saúde de idosos: influencia da hidroginástica. Revista Brasileira de medicina do esporte. Recife – PE, vol.10 n 1 –Jan/Fev, 2004. (Testes físicos).
Pontes, L.M. Benefícios do treino para a terceira idade. 2003


        Paulo Lima
Assessoria Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário